Careli
INDICAÇÕES:
Careli é usado para evitar a gravidez.
CONTRAINDICAÇÕES:
Com alergia a qualquer ingrediente da fórmula de Careli.
Com trombose, que é a formação de um coágulo em um vaso sanguíneo [por exemplo, das pernas (trombose venosa profunda) ou dos pulmões (embolia pulmonar)].
Que já teve icterícia (cor amarela da pele) ou doença grave no fígado e se a função do fígado ainda não tiver normalizado.
Que tem ou suspeita que tem um câncer sensível aos esteroides sexuais, tais como determinados tipos de câncer de mama.
Com qualquer sangramento vaginal de origem desconhecida.
Se você apresentar qualquer uma dessas condições, informe ao seu médico antes de iniciar o uso de Careli. Ele poderá lhe aconselhar a utilizar um método não hormonal para o planejamento familiar. Se qualquer uma dessas condições aparecer pela primeira vez enquanto estiver tomando Careli, consulte seu médico imediatamente.
Este medicamento é contraindicado para uso por mulheres grávidas ou que suspeitam que possam estar grávidas.
REAÇÕES ADVERSAS:
Assim como qualquer medicamento, Careli pode causar reações adversas, embora nem todas as mulheres as apresentem. As reações adversas graves associadas com o uso das pílulas anticonceptivas são descritas nos itens "Quais cuidados devo ter ao usar o Careli?".
Reações comuns (ocorrem em mais do que 1% das pacientes que utilizam este medicamento):
Espinhas (acne), dor nas mamas, diminuição da libido, dor de cabeça, menstruação irregular ou ausência de menstruação, alterações de humor, náuseas e aumento de peso.
PRECAUÇÕES:
Informe ao seu médico antes de iniciar o uso de Careli se você:
Já teve câncer de mama;
Tem câncer no fígado, uma vez que um possível efeito de Careli não pode ser excluído;
Já teve formação de coágulo em um vaso sanguíneo (trombose);
Tem diabetes;
Tem epilepsia;
Tem tuberculose;
Tem pressão sanguínea alta;
Tem ou teve cloasma (manchas marrom-amareladas na pele, particularmente no rosto); neste caso, evite muita exposição ao sol ou raios ultravioleta.
Se Careli for utilizado na presença de uma dessas condições, seu médico deverá observá-la cuidadosamente e poderá lhe explicar o que fazer.
Câncer de mama
Examine regularmente suas mamas e consulte o seu médico assim que possível, se você sentir qualquer caroço (nódulo) nas suas mamas. O câncer de mama tem sido encontrado um pouco mais frequentemente em mulheres que tomaram pílulas do que naquelas da mesma idade que não as tomaram. Quando a mulher para de tomar a pílula, o risco diminui gradativamente, de modo que 10 anos depois de interromper o tratamento com pílulas, o risco é o mesmo que aquele apresentado por mulheres que nunca tomaram pílulas. O câncer de mama é raro abaixo dos 40 anos de idade, mas o risco aumenta à medida que a mulher fica mais velha. Portanto, o número adicional de cânceres de mama diagnosticados é maior em mulheres que usam pílula em idade mais avançada. O tempo de tratamento com pílulas é menos importante.
Trombose
Se você notar possíveis sinais de uma trombose, consulte imediatamente o seu médico.
Trombose é a formação de um coágulo que pode bloquear um vaso sanguíneo. A trombose às vezes ocorre nas veias profundas da perna (trombose venosa profunda). Se o coágulo se rompe e se desloca da veia onde foi formado, pode atingir e bloquear as artérias dos pulmões, causando a então chamada "embolia pulmonar".
Lactação
Careli pode ser utilizado durante a amamentação, pois não influencia na produção ou na qualidade do leite materno.
Entretanto, pequenas quantidades da substância ativa de Careli passam para o leite. A saúde de crianças amamentadas durante 7 meses por mães que tomaram Careli foi avaliada até os 2,5 anos de idade. Não foram observados efeitos sobre o crescimento e desenvolvimento dessas crianças. Se estiver amamentando e desejar tomar Careli, consulte o seu médico.
É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA. MEDICAMENTO GENÉRICO - LEI Nº 9.787/99.